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LIVReS
BLENDER ALÉM DA MODELAGEM 3D
 

Lembro que no início de 2009 tivemos um problema: precisávamos criar um ambiente interativo 3D, mas era interessante que isso fosse feito usando apenas ferramentas livres (quando digo “nós”, estou falando do grupo 1maginári0, parte do nosso coletivo de imaginação digital). A príncípio era simples: o Blender vem com uma “game engine” programável usando python, então era só usá-lo e tudo estava ok…

Mas não era tão simples assim. Na época havia uma falta total de informação sobre o assunto e se competíssemos numa corrida com uma tartaruga na velocidade dos nossos primeiros passos… bem, derrota na certa. Mas como nosso mundo está todo conectado e as coisas não acontecem isoladamente, parece que muito mais gente teve esse problema e de lá para cá bastante material sobre o assunto andou pipocando na Internet, e desses tutoriais/aulas, um me chamou a atenção hoje: uma sequência de vídeo aulas em português que mostram os princípios da criação de um jogo simples no Blender. Esses vídeos foram criados por Caleb Souza e podem ser vistos na íntegra aqui:

http://vimeo.com/2762130

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