COMPARTILHAR
LIVReS
JUNHO NO SÍTIO DO CICLOPE
LANÇAMENTOS QUARTA, DIA 27!
 

Full screen

10 Anos do Sítio de Imaginação no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Lançamento do livro eletrônico de poesia Grão e do software livre Managana: 27 de junho

Exibição do livrE de poesia Grão na fachada digital: de quarta, 27 de junho, a segunda 2 de julho (de 19 a 24 hs)

Oficina: Publicação Digital na Era dos Tablets: sexta 29/06 (de 14 a 17 hs) ou sábado 30/06 (de 10 a 13 hs)

Informações para imprensa: www.ciclope.art.br/imprensa

Para baixar aplicação (app) gratuita para Android e Apple: www.ciclope.art.br/pagina-obtenha

===========================================

LivrE Grão 1.0
Imaginação de Álvaro Andrade Garcia
Software de Lucas Junqueira
www.managana.art.br/player

Cosmogonia poética com textos em português, inglês, sânscrito e chinês. Semas ancestrais são animados e mixados com imagens e sons numa tentativa de criar o mundo através das palavras.

Grão é uma cosmogonia poética com semas em português, inglês, sânscrito e ideogramas em chinês tradicional, animados e mixados com imagens e áudio. É uma tentativa de recriar o mundo através da palavra poética, primeiro livro da trilogia A O M, baseada na sílaba que define o universo segundo a tradição hindu. O livrE (livro eletrônico) de poesia já consumiu mais de 20 anos de pesquisa e trabalho do autor em dicionários e textos de linguística, etimologia e mitologia. Grão se dedica à letra fenícia Alef, semelhante à letra grega Alfa (A, ?) e a letra A do alfabeto latino e seu equivalente cirílico, e que simboliza o começo de algo. Na literatura, o escritor argentino Jorge Luís Borges denomina de Aleph o ponto que contém todo o universo.

Grão, criado e distribuído em meio digital, experimenta a evolução do verbivocovisual de Joyce, passando pelos Campos até os dias de hoje, na era da computação em nuvens e dos dispositivos móveis, onde o termo ganha interatividade, hipertextualidade e dispersão em redes, sendo um exemplo de uma obra de ideografia dinâmica, como define Pierre Levy, ou de imaginação digital, como assim prefere seu autor, o poeta Álvaro Andrade Garcia, pioneiro da poiesis digital no Brasil. O livro Grão pode ser acessado livremente pela internet, em tablets e smartphones. Foi todo autorado e publicado usando o Managana, software livre de publicação digital produzido pelo ateliê Ciclope.

============================================

Software Managana 1.0
http://www.managana.art.br/
Software livre do ateliê Ciclope.
Equipe de desenvolvimento: Álvaro Andrade Garcia, Lucas Junqueira e Marília Bergamo

Managana é um software livre multiplataforma para publicação digital baseado na imaginação como interface.

Concebido pelo ateliê Ciclope, permite a criação e manutenção de comunidades que dividem conteúdos interativos na internet, tablets, smartphones e instalações. Cada comunidade tem fluxos (streams) interativos compostos de conjuntos de audiovisual, gráficos, texto e feeds externos das principais plataformas digitais, como twitter, facebook, G+ e rss, entre outros. Managana mixa e sequencia listas de reprodução (playlists) que podem ser criadas, exibidas e animadas no próprio software. Managana é feito para a era da computação em nuvens, dispositivos móveis e as múltiplas telas: a internet 3.

O software, 100% livre, publicado sob a licença LGPL da Free Software Foundation, evoluiu do software do Sítio de Imaginação, produzido pelo ateliê Ciclope, no ar desde 2002, tendo passado por cinco versões. A versão 6.0 do software foi totalmente reescrita usando ferramentas livres e batizada de Managana. A concepção original do software é de Álvaro Andrade Garcia. Managana foi totalmente escrito por Lucas Junqueira e tem projeto de interface e usabilidade de Marília Bergamo.

===========================================

Oficina Publicação Digital na Era dos Tablets

Dia e hora: sexta 29/06 (14 a 17 hs) ou sábado 30/06 (9 a 12 hs) no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Instrutores: Lucas Junqueira e Marília Bergamo – equipe de desenvolvimento do software livre Managana.

Público alvo: autores, web designers, editores e interessados em publicação digital

Sinopse da oficina: Os dispositivos móveis como tablets e smartphones são hoje uma realidade para consumo de conteúdo digital. Mas a criação de conteúdo para esse tipo de suporte ainda está muito restrita ao conhecimento técnico. Essa oficina introduz o software Managana que inverte essa atual realidade. Managana é concebido como uma ferramenta que torna possível a criação coletiva de conteúdo digital tanto para ambientes tradicionais da web, como para esses dispositivos móveis e instalações. A oficina discute conceitos de criação para essa realidade a partir de um exercício prático de uso do software livre Managana.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *