COMPARTILHAR
LIBERDADE – AMBIENTE POÉTICO 3D IMERSIVO
 

 

Liberdade foi criado numa oficina de criação literária em ambiente digital no Núcleo de Pesquisas em Informática Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, em dezembro de 2013, durante o II Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Literatura e Informática.

A partir de uma preparação prévia, durante uma semana um grupo multidisciplinar de artistas digitais produziu conteúdos e software para um ambiente poético tridimensional com caraterísticas e cenários de games. Depois de ajustes e correções na versão inicial, disponibilizamos aqui a versão final dessa oficina para download.

Clique no link para baixar o arquivo que deve então ser descompactado. Nele há um arquivo de texto com instruções de instalação.

Liberdade versão 5 para Windows:
http://www.ciclope.com.br/download/liberdade5.zip (147 mb)

A obra nos leva a uma ilha imaginária, cercada de águas, onde a poesia emerge em forma de grafismos e de textos na interface visual e áudios com declamação disponíveis em diversos hotspots espalhados pelo ambiente. Como num game, os visitantes podem circular pelo ambiente e até voar durante algum tempo entre estruturas imaginárias feitas com texturas de papel que suportam o cenários e os hotspots. Trilhas sonoras, animações e vídeos compõe o ambiente. Os visitantes vão adquirindo uma memória do que viram à medida que passam pelos hotspots marcados com cores que representam estados emocionais ligados aos textos: encontro, desencontro e solidão. Aqueles que deixam a ilha e vão para a água perdem essas memórias e voltam ao início do ‘jogo’. As memórias acumuladas podem ser acessadas a qualquer instante. Na versão multiplayer visitantes podem trocar com outros visitantes as memórias que acumularam.

Créditos:

Direção: Alckmar Santos e Chico Marinho
Concepção: Alckmar Santos, Álvaro Andrade Garcia, Chico Marinho, Dalva Lobo, Lucas Junqueira eWilton Azevedo
Design gráfico: Chico Marinho e Francisco Marinho (filho)
Criação computacional: Lucas Junqueira, Letícia Cherchiglia e Chico Marinho
Programação adicional: Flávio Houaisen
Criação literária: Alckmar Santos, Álvaro Andrade Garcia, Chico Marinho, Dalva Lobo e Rogério Barbosa
Criação musical: Wilton Azevedo (participação de Lane Lucarelli)
Vozes: Alckmar Santos, Carlos Falci, Chico Marinho, Cláudia Vilarouca, Dalva Lobo e Rogério Barbosa
Participação especial: Alamir Aquino Correa e Gilbertto Prado

Link para o site do Simpósio onde aconteceu a oficina que criou o Liberdade:
http://simposioliteraturainformatica.ufsc.br/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *