COMPARTILHAR
LIVReS
PORTABLE APPS: SOFTWARE COM ROUPAGEM DE OUTRAS ERAS
 

Os sistemas operacionais têm ficado cada vez mais complicados nos últimos anos. O acúmulo de funções, muitas vezes questionáveis, tem criado esfinges que, mesmo lindas aos olhos dos usuários, criam enigmas praticamente indecifráveis para vários desenvolvedores.

Um resultado prático disso está nos programas que usamos. Para atender demandas de segurança ou design eles acabam tendo que “invadir as entranhas” dos sistemas operacionais se querem garantir funcionalidades como gravar opções ou oferecer recursos mais úteis aos usuários. Este é um cenário bem diferente de outrora quando bastava copiar a pasta de um software para transportá-lo para outro computador. Tudo estava lá: as bibliotecas necessárias para o programa funcionar, as opções…

Nesse sentido, o movimento de software livre tem uma vantagem. Com códigos abertos e sem a necessidade de proteger programas de serem copiados, há aqueles que se esforçam para trazer essa “roupagem de outras eras”, adaptando ferramentas bastante conhecidas para que funcionem independente de instalações, mesmo a partir de drives externos, como pendrives. A ideia é mesmo tornar os programas portáteis!

Uma dessas iniciativas que funciona em sistemas Windows é o PortableApps.com. Mesmo fugindo um pouco da premissa de simplificação, já que o site propõe um gerenciador para aplicativos instalados em um pendrive, os programas adaptados funcionam bem mesmo sem essa interface e podem ser usados sem ela. A lista de programas já disponíveis é extensa e sempre atualizada. Programas essenciais como navegadores (Firefox ou Chrome) podem ser encontrados lá e são uma ótima alternativa para carregar no bolso e usar quando você tem dúvidas sobre o uso da Internet em computadores alheios. Isso não garante a segurança da conexão, mas ao menos você terá em mãos um navegador não comprometido por extensões, complementos ou “barras” mal intencionadas.

Uma lista com os links para download dos programas adaptados. Tem pra todos os gostos:
http://portableapps.com/apps

Em tempo, para aqueles que gostam do Chrome mas têm restrições quanto à coleta de dados feita pelo navegador do Google, uma ótima opção é usar o Chromium (navegador de código livre no qual o Chrome se baseia). Há um instalador no formato dos portableapps bara baixar neste endereço:

http://crportable.sourceforge.net/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *