Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

android froyo no milestone brasileiro

Em meados do ano passado, depois de muito barulho no twitter por ter resolvido não atualizar a versão brasileira do Milestone parao Android 2.2 (Froyo), a Motorola acabou voltando atrás e marcou o update para o primeiro trimestre de 2011. Bom, o dia chegou e os donos do smartphone podem finalmente atualizar o aparelho.

As vantagens do Froyo na frente do Eclair (2.1) são muitas. Primeiro, o sistema ganhou em performance com a inclusão de um compilador JIT. Além disso, o Flash e o AIR da Adobe finalmente chegam ao aparelho nessa versão, dentre várias outras melhorias.

A instalação funciona bem, mas não é livre de sustos, sendo que por um tempo dá até pra acreditar que o telefone virou seu peso de papel mais caro. Mas não se assuste: depois de tudo feito, o Milestone funciona muito bem, melhor até do que com a versão 2.1 do sistema.

pré

Antes de instalar é muito importante fazer uma cópia de suas informações. Os contatos podem ser sincronizados com a sua conta do Google ativando a função pelo widget “controle de energia” (o nome é mesmo estranho para algo que traz essa função). Se você não deixa a sincronização ligada, o que ajuda muito na economia da bateria, é bom mantê-la ativada por algum tempo para garantir que não vai perder nenhum de seus dados de contato.

A próxima coisa a fazer é conectar seu aparelho ao computador e fazer uma cópia dos arquivos do seu cartão de memória. Vale a pena também fazer um registro dos seus programas instalados, e para isso uma boa dica é usar o AppBrain, que mantém um registro dos softwares do seu telefone e permite reinstalá-los de forma simpls quando necessário.

instalando

Quando terminar de fazer o backup dos seus dados e arquivos (não deixe de fazer isso, a instalação vai removê-los do celular), é hora de começar o update para o Android Froyo. Comece baixando o software de atualização da Motorola aqui:

http://direct.motorola.com/PRL/SoftwareUpdateSelect.asp?country=BRA&language=PRL&web_page_name=SUPPORT

Você vai precisar de um computador com Windows para atualizar seu Milestone. Escolha a sua operadora (ou a versão “retail” para os comprados em lojas de eletrônicos), baixe e execute o programa (talvez seja preciso reiniciar o computador). Agora é só executar o programa, conectar o telefone pelo USB e seguir as instruções. O aparelho vai reiniciar algumas vezes durante a atualização.

Quando tudo terminar, o Android Froyo vai estar instalado. É aí que as dores de cabeça podem começar… Ao contrário da atualização liberada anteriormente (do sistema 2.0 para o 2.1), o software da Motorola procura, dessa vez, manter todos os seus dados e arquivos. Isso é ótimo para evitar trabalho, mas a interação com arquivos e configurações antigos pode deixar o sistema bastante instável, chegando a tornar o aparelho inutilizável. A boa notícia é que é simples resolver isso, o que envolve apagar todos os seus dados (por isso a importância do backup).

pós

Para resolver o problema da instabilidade, você vai precisar restaurar as configurações originais do sistema 2.2,  eliminando tudo o que havia antes em seu celular. Comece pelo cartão SD: abra a lista de configurações, escolha a opção “SD e armazenamento”, e peça para “desmontar o cartão SD”. Depois disso, clique em “formatar cartão SD”. Quando a formatação terminar (é bastante rápida) monte novamente o cartão. Agora que todos os arquivos foram excluídos, é hora de limpar as configurações. Para isso, volte à lista de configurações e escolha a opção “privacidade”. Nela, entre em “configuração original” e vá confimando a sua intenção de eliminar os dados. Esta etapa pode demorar um pouco mais. Ao final, o aparelho reinicia e pronto: o Milestone está atualizado e funcionando bem. Basta fornecer agora a sua conta do Google que todos os seus contatos serão restaurados rapidamente.

Caso a instabilidade do sistema depois da instalação esteja grande ao ponto de você não conseguir acessar o menu de configurações, não entre em pânico. Os arquivos do cartão podem ser removidos em seu computador mesmo. Quanto à limpeza dos dados, há um procedimento simples para forçar isso:

  • desligue o aparelho;
  • mantendo o botão da câmera pressionado, ligue o telefone;
  • ao aparecer um ícone na tela, pressione ao mesmo tempo o botão da câmera e o de aumentar o volume;
  • no menu que irá surgir, use as setas do direcional para escolher “clear data” e depois o restart.

dicas

Agora já com o sistema atualizado, há algumas dicas que valem especificamente para o Froyo. A primeira delas é sobre o Market. Pode parecer estranho, mas a versão que vem com essa atualização é antiga e não vai funcionar direito. Para atualizar é só manter o aparelho conectado e deixar o app do Market aberto por algum tempo (em torno de 10 minutos). A nova versão será instalada automaticamente.

É interessante também instalar o Flash Player e o Adobe AIR. É só abrir o Market e procurar por eles. O Flash está na versão 10.2 – mesmo que antes anunciado apenas para os aparelhos dual core, a versão mais recente já está disponível para o Milestone. Quanto ao AIR, não é incomum encontrar pessoas reclamando do tamanho do aplicativo, mas na verdade ele ajuda a economizar espaço interno no aparelho: agrupando funções comuns a vários aplicativos, ele faz com que os apps se tornem bem menores. Outra novidade que não pode ser esquecida é a possibilidade de instalar a maioria dos programas no cartão SD ao invés de na memória interna do celular.

outros aparelhos

Essas foram impressões sobre a atualização do Motorola Milestone para o Android Froyo, mas algumas dicas podem valer para outros aparelhos que já receberam ou ainda vão receber o sistema 2.2. O próximo (e último) na lista da Motorola do Brasil é o Defy. A Samsung já liberou atualizações tanto para o Galaxy S quanto para o Galaxy 5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *