Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

cuidado: café quente pode queimar e fazer o sonic cair!

A princípio as duas coisas podem parecer não ter relação. É bem claro que café quente queima, mas a ligação entre isso e uma das mortes mais comuns do mascote da Sega não é exatamente nítida…

Bom, começando pelo café, o aviso sobre a queimadura ainda é piada pra muita gente mesmo depois de ter ficado comum em copos descartáveis pelo mundo. Isso não é um fato isolado: cruzamos com muitas dessas marcações óbvias no dia a dia. Óbvias também são muitas notas, dicas, tips que aparecem no mundo digital. É um sinal contemporâneo que, claro, mantém uma relação estreita com a contraparte analógica. É a era do bem explicadinho, do menor esforço, da minimização de frustrações e do processo de tentativa e erro (e do medo de processos também).

E o Sonic? Bem, o mundo dos games costuma tirar muitos 6 no dado e tende a andar na frente, ditando tendências, “pro bem e pro mal”. É curioso como as marcações excessivas podem ajudar a datar games, mesmo que sejam reencarnações de produções passadas. É o caso de um dos jogos mais famosos da Sega. Sonic 2 foi lançado em 1992. A série teve um novo capítulo, em 2012, com Sonic 4 episode II. Fora gráficos e sons melhorados, o jogo serviu pra alegrar antigos fãs por manter a jogabilidade do passado… mas nem tanto: muito do estilo da nossa época está lá, como não podia deixar de ser. Em especial, um aviso impensável na época de estreia de Sonic salta aos olhos: cair em precipícios mata você!

sonic4

Seria essa minimização da tentativa e erro uma (das muitas) características que têm atraído cada vez mais pessoas ao mundo dos games? A frustração por não conseguir algum feito em jogos tem notoriamente diminuído com o tempo. Uma recente notícia sobre a inabilidade de jogadores atuais em vencer os níveis iniciais do clássico Super Mario Bros circulou pelas redes sociais e foi rapidamente desmentida, mas será essa uma mentira com fundo de verdade? Terminando: essa questão do mais fácil/mais difícil é mesmo válida ou temos aí simplesmente um estilo de época na praia dos games?

Pra quem ficou curioso, um pouco do Sonic 2 e do Sonic 4 episode II. Em tempo: ambos são ótimos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *