Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

tablets e outras novidades android chegaram ao mercado

Finalmente a concorrência ao ipad da Apple começa a aparecer. Aqui no Brasil finalmente chega o Samsung Galaxy Tab com, acredite, um hardware bem superior ao da versão estrangeira. Além do sistema Android 2.2 que garante uma web realmente completa com o plugin flash em sua última versão (10.1), um processador de 1,2GHz e armazenamento de 16GB expansíveis via cartão SD, o Galaxy Tab brasileiro ainda conta com recursos de celular para ligações (usando um chip tradicional) e receptor de TV digital e analógica (podendo, inclusive, gravar conteúdo).

Galaxy Tab: http://galaxytab.samsungmobile.com/

Os lados ruins em comparação com o ipad (ou não, dependendo do tipo de uso) são a tela menor, 7′ contra quase 10′, e o preço salgado: R$2300,00, desbloqueado.

E, subindo pro outro lado do equador, a Barnes & Noble também está entregando seu próprio pad Android, a segunda geração do antigo Nook, chamado NookColor. Tamanho igual ao da Samsung, 7′, sistema parecido: mesmo vindo do Android, só que a B&N preferiu ter um controle maior sobre o aparelho e fez grandes alterações na interface e na capacidade de executar aplicações baixadas do market.

NookColor: http://www.barnesandnoble.com/nookcolor/index.asp

Por último, as novidades do sistema 2.3, Gingerbread, começaram a surgir. Uma em especial chama a atenção: a inclusão de um chip “Near Field Communication”, que, na prática, funciona como as conhecidas “etiquetas inteligentes”. Com isso, basta aproximar o aparelho de algum tipo de leitor que ele será identificado. Pouca coisa? De forma alguma! O uso desse chip em conjunto com softwares desenvolvidos pro Android poderão servir como uma nova geração de cartões de créditos e identificadores mais seguros. Pena que nesse caso uma atualização de sistema não resolva nada, já que se trata de um hardware novo…

Update! A LG também tem uma surpresa pro início de 2011, o aparelho “star” que será o primeiro Android a usar um processador dual core, com o chip nVidia Tegra2, capaz de executar e também gravar vídeos com resolução de 1080p! A versão do sistema ainda não está certa: 2.2 (Froyo) ou 2.3 (Gingerbread), mas a tela é grande pra um smartphone: 4′.

LG Star: http://www.engadget.com/2010/11/16/exclusive-lgs-4-inch-android-phone-with-dual-core-tegra-2-and/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *