Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

lenha na fogueira

pra quem não conhece, Richard Stallman é um “guru” – e gosta de ser chamado assim. a história de seu envolvimento na questão da liberdade de software é antiga, mas seu grande momento aconteceu no início década de 80. na época pesquisador do MIT, uma perrenha com a Xerox por conta dos drivers de uma impressora ajudou a dar forma ao movimento que hoje conhecemos como “software livre”  (sim, a culpa é sempre da impressora que não imprime – no caso, não avisava quando imprimia).

bastante radical em suas posições, o que chegou a gerar o apelido “mad dog”, Stallman tem seus inimigos declarados (mais pela mídia do que por ele mesmo). a Microsoft é, ou era até agora, a campeã de críticas principalmente por conta do Windows e do MS Office… mas os tempos mudam e os vilões também. antes um ícone de quem era legal e visionário, já faz algum tempo que a Apple virou um dos alvos preferidos dos defensores da liberdade de software.

falo tudo isso porque nos últimos dias o “guru” mudou seu novo principal alvo, afirmando que Apple é o verdadeiro inimigo público número 1! a ênfase não assusta já que a frase vem de alguém que já afirmou que o código fechado é um crime contra a humanidade. exagero ou não, mais e mais pessoas passam a concordar com Stallman a cada dia. talvez por isso a reputação da maçã esteja em baixa no público mais novo, até uns 25 anos, que tem visto empresas como a Canonical e trabalhos como seu Ubuntu como verdadeiramente legais de acordo com pesquisas recentes.

aliás, que tal testar o Ubuntu e ver do que tanta gente anda falando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *